As
datas comemorativas são lembradas através de todos os meios de comunicação.
Alguns
anos atrás, a maioria das famílias se reunia em datas comemorativas para
confraternização, com mesas enormes, reunindo mães, pais, filhos, netos e
bisnetos, com conversas agradáveis que demoravam findar. Porém, hoje a mídia
tem feito com que estas datas sejam lembradas quase que exclusivamente para o
comércio e as reuniões de família se tornaram somente trocas de presentes.
Antes
e durante essas datas, somos metralhados com promoções, sempre utilizando
verdadeiras apelações do tipo “você não pode deixar de presentear quem você
ama”, entre outras.
Devido
ao grande número de comerciais, acabamos sendo influenciados de tal forma que
não nos damos o direito de deixar de presentear e, algumas vezes, nos colocamos
até mesmo a julgar quem não nos presenteou.
Para
algumas pessoas essas datas possuem um sentido muito especial, o qual só pode
ser demonstrado através de presentes. Há inúmeras pesquisas que demonstram, por
exemplo, que o dia das mães só perde para o Natal e, que a cada ano, cresce
mais as vendas nesse período. E é por isso que essas datas ditas como “comerciais” são tão importantes para o
comércio.
Estamos
vivendo em um período onde o que nos importa é o status, o que temos para
oferecer e não quem somos. Por isso, devemos nos lembrar de que confraternizar
é ótimo, presentear e ser presenteado também, mas isso não pode ser feito só pela
influência da mídia. Não podemos esquecer a importância das pessoas que estão
ao nosso lado, cientes de que o presente pode fazer parte, mas não deve ser o
centro da atenção.
Ivonete Dias, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.
Ivonete Dias, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.
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