A propaganda vem disseminando idéias há muito tempo e em diversos modos. Por exemplo: ela se originou propagando o cristianismo, foi muito usada nas guerras para fazer cidadãos servirem ao exército, Hitler a usou para propagar suas ideias contra judeus e, hoje em dia, segundo a maioria das pessoas, sua maior função é divulgar produtos de todos os tipos e em épocas de eleição, influenciar eleitores.
Acredito que ela seja uma ferramenta que apenas traz benefícios para nós, a propaganda é determinante para o sucesso de algo. Quando se fala em propaganda muitos já citam a palavra: Influenciar. Acusando-a de ser algo ruim para nós consumidores e eleitores, ajudando a crescer cada vez mais o sistema capitalista, porém muitos não entendem os benefícios que ela proporciona. O termo "propaganda" tem a sua origem no gerúndio do verbo latim “propagare”(Wikipédia, 2013.), equivalente ao português propagar, significando o ato de difundir algo, ou seja, como o nome mesmo já diz, ela propaga ideias. Através dela nos mantemos informados sobre novos projetos, novas tecnologias, recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, divulgação de arte como peças e filmes, entre outros.
Outro fator importante da propaganda são os efeitos econômicos que ela traz quando são propagados produtos diversos. Por exemplo: a publicidade incentiva a concorrência e reduz os preços. Quanto mais pessoas conhecerem o produto, maior será o número de potenciais compradores, quanto mais o produto vender, menor será o preço a cobrar, ou seja, os preços de produtos são reduzidos a cada dia. Pesquisas mostram também que os países onde o investimento publicitário é relativamente reduzido, são também aqueles onde o crescimento econômico é mais baixo. Uma reclamação que a maioria das pessoas fazem é que em vários meios de comunicação somos “bombardeados” de propagandas, o que muitos não entendem é que são elas que patrocinam a novela que você está assistindo, a revista que você está lendo ou o programa na radio que você está ouvindo.
Ao ver de muitos, a propaganda é um mal desnecessário que está presente nas mídias apenas para influenciar, manipular escolhas, persuadir consumidores e eleitores a fazer aquilo que dita a propaganda. Estimular um consumo exagerado de produtos e serviços, sem atenderem às suas necessidades, às suas possibilidades e sem pensarem nos prejuízos a longo e em curto prazo, mas em vista dos fatos abordados, acredito que a propaganda é muito mais benéfica a nós consumidores e eleitores, do que prejudicial, ela ajuda tanto no fator econômico, financeiro quanto na vida social do cidadão.
Todos os indivíduos, sem sombra de dúvida, são estimulados pela publicidade envolvida em torno dos mais diversos produtos, mas será que ela gera necessidades de compra? Ou ela apenas influencia dentro de necessidades já existentes em nós? Creio que a propaganda e a publicidade influenciam sim, mas por mais atraente que seja só atinge o indivíduo que estiver pré-disposto a ser influenciado. Ela não gera dentro do consumidor um sentimento de consumismo compulsivo ela apenas “aguça” a vontade que cada um tem dentro de si. Ou seja, a propaganda não vende produtos e serviços, como todos pensam. A principal função dela é transmitir ideias e conceitos.
Wallesca Shayany Pinheiro da Silva, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.
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