A música torna-se obrigatória no
currículo escolar a partir da Lei no
11.769, sancionada em agosto de 2008, que define em um de seus artigos que a mesma
deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, ou seja, ela deverá ser
contemplada na disciplina de arte. Dessa forma, o seu ensino proporcionará uma
formação mais humana, fazendo com que o aluno desenvolva sua capacidade de
socialização, concentração e desenvolvimento psicomotor.
É importante ressaltar que a música
atua na escola como facilitadora no processo de aprendizagem, pois, através
dela, o professor pode envolver a turma de uma forma atrativa, dinâmica e
sociável, além de tornar o ambiente alegre e receptivo.
O ensino de música enriquece e
colabora para a formação do indivíduo. Os benefícios que ela proporciona servem
como estímulo para o aprendizado, fazendo com que o educando se aproprie da
linguagem, da concentração, fazendo que o mesmo seja ágil perante as situações,
e a socialização, pois ele aprende a conviver melhor com outras crianças, o que
contribui para uma relação interpessoal com a sociedade. Através de exercícios
de equilíbrio com bater palmas e pés, a música ajuda a desenvolver a coordenação
motora, a qual é de extrema importância para a aquisição de leitura e escrita.
A lei propõe que se trabalhe música
em sala de aula, porém há uma grande preocupação quanto à formação de
professores, pois estes, na sua maioria, não possuem formação específica em
música. Dessa forma, a prática docente será defasada, as atividades, muitas
vezes, não serão contextualizadas e direcionadas como deveriam.
Sendo assim, professores da rede de
ensino devem buscar recursos para aprofundar seu conhecimento, como: cursos de
musicalização, aperfeiçoamento em algum instrumento musical, leituras
relacionadas, troca de experiências, entre outros. Pois a Lei não poderá ficar
apenas no papel. Ela deverá funcionar na prática, para formar cidadãos
sensíveis, que saibam escutar, perceber e sentir o mundo ao seu redor.
O ensino de música vem a contribuir
na formação do indivíduo, não para torná-lo um músico, mas para torná-lo um ser
sociável e responsável, pois através do estímulo e da experimentação ela
desenvolverá a integração com o meio. Através da busca incessante dos
professores, o ensino será algo prazeroso e de grandes benefícios aos
envolvidos.
Juliana Aparecida Balansin, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.
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