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terça-feira, 28 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA MÚSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR


            
A música torna-se obrigatória no currículo escolar a partir da Lei no 11.769, sancionada em agosto de 2008, que define em um de seus artigos que a mesma deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, ou seja, ela deverá ser contemplada na disciplina de arte. Dessa forma, o seu ensino proporcionará uma formação mais humana, fazendo com que o aluno desenvolva sua capacidade de socialização, concentração e desenvolvimento psicomotor.
             
É importante ressaltar que a música atua na escola como facilitadora no processo de aprendizagem, pois, através dela, o professor pode envolver a turma de uma forma atrativa, dinâmica e sociável, além de tornar o ambiente alegre e receptivo.
            
O ensino de música enriquece e colabora para a formação do indivíduo. Os benefícios que ela proporciona servem como estímulo para o aprendizado, fazendo com que o educando se aproprie da linguagem, da concentração, fazendo que o mesmo seja ágil perante as situações, e a socialização, pois ele aprende a conviver melhor com outras crianças, o que contribui para uma relação interpessoal com a sociedade. Através de exercícios de equilíbrio com bater palmas e pés, a música ajuda a desenvolver a coordenação motora, a qual é de extrema importância para a aquisição de leitura e escrita.
             
A lei propõe que se trabalhe música em sala de aula, porém há uma grande preocupação quanto à formação de professores, pois estes, na sua maioria, não possuem formação específica em música. Dessa forma, a prática docente será defasada, as atividades, muitas vezes, não serão contextualizadas e direcionadas como deveriam.
            
Sendo assim, professores da rede de ensino devem buscar recursos para aprofundar seu conhecimento, como: cursos de musicalização, aperfeiçoamento em algum instrumento musical, leituras relacionadas, troca de experiências, entre outros. Pois a Lei não poderá ficar apenas no papel. Ela deverá funcionar na prática, para formar cidadãos sensíveis, que saibam escutar, perceber e sentir o mundo ao seu redor.
            
O ensino de música vem a contribuir na formação do indivíduo, não para torná-lo um músico, mas para torná-lo um ser sociável e responsável, pois através do estímulo e da experimentação ela desenvolverá a integração com o meio. Através da busca incessante dos professores, o ensino será algo prazeroso e de grandes benefícios aos envolvidos.

Juliana Aparecida Balansin, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.

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