Pão ou pães... é questão de opiniães!


quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMPRA-SE A MARCA OU O PRODUTO?





Em um mercado cada vez mais competitivo e cheio de inovações, muitas vezes, nós consumidores, ficamos em dúvida sobre qual produto escolher diante de tantos que encontramos.  Mas algo que normalmente auxilia na hora da escolha de um artefato é a marca que ele possui, ou seja, o símbolo presente para mostrar quem ou qual empresa é o fabricante.

Existem milhares de logos e marcas, algumas pouco conhecidas e outras muito famosas. Diante disso, o que se percebe é que os “símbolos” conhecidos exercem uma influência negativa no consumidor, pois na maioria dos casos vende-se não o produto e sim a marca, que normalmente apresenta preços absurdos.

Algo que muitas empresas utilizam como método para ganhar a confiança do seu consumidor é o marketing e a propaganda e esses artifícios quase sempre funcionam. É o caso de muitas marcas famosas, como a Coca-Cola, que surgiu há mais de 100 anos e hoje é um fenômeno mundial. Esse produto é considerado uma vitória do marketing, pois, desde sua criação, usava essa tática para ganhar mais consumidores.

Um fato intrigante no que se refere aos produtos conhecidos, é que eles quase sempre são vendidos por preços muito maiores do que o dos produtos similares, que não têm uma marca famosa. Para isso existem inúmeros exemplos, como o da Nike, que é a marca de produtos esportivos mais conhecida do mundo, mas que é vendida por preços muito altos.

Há também quem afirme que uma parte dos consumidores compra um produto de marca famosa somente para obter um status social maior, ou seja, não compram por necessidade, nem por acharem que esse produto é melhor, e sim para poderem sentir-se satisfeitas ou com uma auto-estima maior diante de uma sociedade consumista.

Mas não podemos negar que alguns produtos vendidos por preços baixos possuem péssima qualidade, diferentemente de muitos produtos caros, que às vezes têm uma durabilidade melhor, têm mais garantia, maior qualidade, entre outras características.

Contrariamente a isso, já nos deparamos com inúmeras polêmicas que envolvem marcas famosas, como foi recentemente o caso do suco Ades, no qual foi detectado que 96 unidades do produto continham produtos de limpeza misturados com o suco, assim como várias empresas conhecidas já foram acusadas de trabalhar ilegalmente. Isso demonstra que erros e descuidos como esses podem acontecer independentemente de o produto ser famoso ou não.

Enfim, é perceptível que nós consumidores somos constantemente influenciados pelas marcas. Por isso precisamos ter sempre clareza na hora de escolher um produto, para deixar de lado aquela velha mania de acreditar em “ofertas” caras e etiquetas reconhecidas pela sociedade.  

Letycia Testa, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário