Em um mercado cada vez mais competitivo e cheio de
inovações, muitas vezes, nós consumidores, ficamos em dúvida sobre qual produto
escolher diante de tantos que encontramos.
Mas algo que normalmente auxilia na hora da escolha de um artefato é a
marca que ele possui, ou seja, o símbolo presente para mostrar quem ou qual
empresa é o fabricante.
Existem milhares de logos e marcas, algumas pouco
conhecidas e outras muito famosas. Diante disso, o que se percebe é que os
“símbolos” conhecidos exercem uma influência negativa no consumidor, pois na
maioria dos casos vende-se não o produto e sim a marca, que normalmente
apresenta preços absurdos.
Algo que muitas empresas utilizam como método para
ganhar a confiança do seu consumidor é o marketing e a propaganda e esses
artifícios quase sempre funcionam. É o caso de muitas marcas famosas, como a
Coca-Cola, que surgiu há mais de 100 anos e hoje é um fenômeno mundial. Esse
produto é considerado uma vitória do marketing, pois, desde sua criação, usava
essa tática para ganhar mais consumidores.
Um fato intrigante no que se refere aos produtos conhecidos,
é que eles quase sempre são vendidos por preços muito maiores do que o dos
produtos similares, que não têm uma marca famosa. Para isso existem inúmeros
exemplos, como o da Nike, que é a marca de produtos esportivos mais conhecida
do mundo, mas que é vendida por preços muito altos.
Há também quem afirme que uma parte dos consumidores
compra um produto de marca famosa somente para obter um status social maior, ou
seja, não compram por necessidade, nem por acharem que esse produto é melhor, e
sim para poderem sentir-se satisfeitas ou com uma auto-estima maior diante de
uma sociedade consumista.
Mas não podemos negar que alguns produtos vendidos
por preços baixos possuem péssima qualidade, diferentemente de muitos produtos
caros, que às vezes têm uma durabilidade melhor, têm mais garantia, maior
qualidade, entre outras características.
Contrariamente a isso, já nos deparamos com inúmeras
polêmicas que envolvem marcas famosas, como foi recentemente o caso do suco
Ades, no qual foi detectado que 96 unidades do produto continham produtos de
limpeza misturados com o suco, assim como várias empresas conhecidas já foram
acusadas de trabalhar ilegalmente. Isso demonstra que erros e descuidos como
esses podem acontecer independentemente de o produto ser famoso ou não.
Enfim, é perceptível que nós consumidores somos
constantemente influenciados pelas marcas. Por isso precisamos ter sempre clareza
na hora de escolher um produto, para deixar de lado aquela velha mania de
acreditar em “ofertas” caras e etiquetas reconhecidas pela sociedade.
Letycia Testa, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário