Pão ou pães... é questão de opiniães!


sexta-feira, 7 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO NA INTERNET E SUAS CONSEQUENCIAS


             
Cada vez mais pessoas, de todas as faixas etárias, estão conectadas à internet e a tendência é que esse número só aumente. Muitas pessoas já consideram a rede um item essencial para manter a vida social, a comunicação com outras pessoas. Aquilo de que muita gente não se dá conta é dos riscos que o mau uso dessa ferramenta pode proporcionar. Uma simples imagem, informação ou o que quer que seja exposto na rede, se cair nas mãos de uma pessoa mal intencionada (o que não é muito difícil de acontecer), pode trazer consequências incríveis tanto para a vítima quanto para as pessoas ao redor.
             
Qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo publicado em redes sociais, blogs, sites, etc. e muitas dessas pessoas não são confiáveis. Como cada vez mais pessoas estão tendo acesso a essas ferramentas, as chances de isso acontecer são muito grandes. Deve-se analisar o que é íntimo e o que é público. Os pais devem ensinar isso aos filhos e saber o que eles estão fazendo na internet, os conteúdos que acessam e com quem conversam, já que o número de crianças e pré-adolescentes com acesso livre à internet é cada vez maior.
           
Um exemplo que gerou bastante repercussão foi o caso de Amanda Todd. Uma canadense de 15 anos, que mostrou os seios na webcam e acabou cometendo suicídio, pois suas imagens se espalharam pela internet, inclusive entre colegas, e ela foi vítima de cyberbullying. Assim como ela, muitas pessoas não têm informação nem noção do que deve ou não ser compartilhado na Internet.
             
Segundo uma pesquisa feita pelo site www.safernet.org.br, existem aproximadamente 80 milhões de usuários de Internet no Brasil, 12% deles tem entre 6 a 14 anos. Dos jovens com acesso à internet, 87% não tem restrições quanto ao uso, muitos publicam fotos e informações pessoais em sites de relacionamento.
           
Mas existem pessoas que só veem vantagem nessa exibição exagerada. Adolescentes que disponibilizam fotos inapropriadas, ou até mesmo vídeos em situações constrangedoras e julgam que isto é perfeitamente normal. Tratam a internet como uma brincadeira como se suas consequências não existissem realmente.
            
A internet é um meio irreversível, o que nela está, nela circulará e permanecerá. Este tipo de conduta acarreta em consequências por vezes desastrosas, em uma entrevista de emprego isso pode trazer uma má impressão, pois tudo o que está na internet pode ser encontrado facilmente,
             
Claro que a web não tem só o lado ruim. Ela é uma excelente fonte de informação, pesquisas, notícias e, sim, também é uma ótima ferramenta social, mas desde que usada com cautela e analisando bem o que vale a pena ser dividido com todos e o que não precisa ser de conhecimento público, assim evitando consequências desagradáveis e desnecessárias.

Paula Schott da Costa, acadêmica do curso de Letras-Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário