Quem já passou pela educação pública
básica brasileira sabe que a educação enfrenta muitos problemas, que vão desde
a falta de professores nas salas de aula até falta de estrutura física das
escolas. A principal causa da situação precária da educação básica pública é a
baixa qualidade do ensino básico. Alguns apontamentos sobre a educação pública
brasileira evidenciam tal afirmação.
O primeiro está baseado em um teste
realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
que mostra o Brasil na 38° posição entre os 44 países que testaram habilidades
de estudantes com 15 anos para resolver problemas de raciocínio e de lógica,
relacionados a situações do cotidiano. Segundo Daniel Cara, coordenador da
Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), esse é o reflexo de problemas
estruturais da educação brasileira. Cara afirma que esse resultado é decorrente
da maneira como se organiza a gestão educacional no Brasil.
Em segundo lugar está a avaliação anual
da Unesco feita no ano de 2014, que afirma que a educação brasileira estaria em
melhor situação se não fosse a baixa qualidade do ensino e o baixo investimento
na educação. Os técnicos da Unesco afirmam que a educação brasileira ainda
enfrenta problemas na estrutura física das escolas, na remuneração mensal de
professores e no número baixo de horas em sala de aula. Esses aspectos, segundo
os técnicos, são fatores determinantes na avaliação de qualidade de ensino.
Por fim, destacam-se os índices de
investimentos para a educação brasileira. Segundo a OCDE o gasto público total
em educação representou no ano de 2014 um total de 6,1% do PIB, enquanto a
média dos países membros é de 5,6%. Porém, cabe ressaltar que o Brasil possui
um alto número de alunos, devido ao alto índice de repetência. Assim, quando o
investimento é dividido pelo número de estudantes, ele se torna muito baixo.
Dessa forma, sem levar em consideração a desigualdade regional, a educação de
um brasileiro é feita com um terço do valor gasto com alunos de países ricos.
Contudo, há pessoas que afirmam que o
ensino público básico do Brasil possui qualidade e não se fazem necessários
novos investimentos para a área, pois, segundo eles, o governo já investe muito
em educação. Afirmam também que o país precisa de mais indústria e mais mão de
obra. Mas, isso não se fundamenta, pois, como já afirmado acima, o governo não
investe dinheiro suficiente para a educação e a atual condição da educação
pública básica está precária. Além disso, para que o Brasil se torne um país
desenvolvido e que novas indústrias se instalem no país é necessária uma
melhora nas condições de ensino.
Em vista dos resultados da pesquisa
realizada pela OCDE, da avaliação da Unesco, e dos baixos investimentos em
educação por aluno, que foram analisados anteriormente, conclui-se que a
situação precária da educação pública brasileira está comprometida pela baixa
qualidade do ensino público básico. Por se tratar, pois, de um país em
desenvolvimento, é lastimável a condição que a educação pública se encontra
hoje no país.
Janaína Zanin,
acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
UTFPR campus Pato Branco, no ano de 2015.
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