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terça-feira, 12 de julho de 2016

A SITUAÇÃO CAÓTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA





Quem já passou pela educação pública básica brasileira sabe que a educação enfrenta muitos problemas, que vão desde a falta de professores nas salas de aula até falta de estrutura física das escolas. A principal causa da situação precária da educação básica pública é a baixa qualidade do ensino básico. Alguns apontamentos sobre a educação pública brasileira evidenciam tal afirmação.
O primeiro está baseado em um teste realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mostra o Brasil na 38° posição entre os 44 países que testaram habilidades de estudantes com 15 anos para resolver problemas de raciocínio e de lógica, relacionados a situações do cotidiano. Segundo Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), esse é o reflexo de problemas estruturais da educação brasileira. Cara afirma que esse resultado é decorrente da maneira como se organiza a gestão educacional no Brasil.
Em segundo lugar está a avaliação anual da Unesco feita no ano de 2014, que afirma que a educação brasileira estaria em melhor situação se não fosse a baixa qualidade do ensino e o baixo investimento na educação. Os técnicos da Unesco afirmam que a educação brasileira ainda enfrenta problemas na estrutura física das escolas, na remuneração mensal de professores e no número baixo de horas em sala de aula. Esses aspectos, segundo os técnicos, são fatores determinantes na avaliação de qualidade de ensino.
Por fim, destacam-se os índices de investimentos para a educação brasileira. Segundo a OCDE o gasto público total em educação representou no ano de 2014 um total de 6,1% do PIB, enquanto a média dos países membros é de 5,6%. Porém, cabe ressaltar que o Brasil possui um alto número de alunos, devido ao alto índice de repetência. Assim, quando o investimento é dividido pelo número de estudantes, ele se torna muito baixo. Dessa forma, sem levar em consideração a desigualdade regional, a educação de um brasileiro é feita com um terço do valor gasto com alunos de países ricos.
Contudo, há pessoas que afirmam que o ensino público básico do Brasil possui qualidade e não se fazem necessários novos investimentos para a área, pois, segundo eles, o governo já investe muito em educação. Afirmam também que o país precisa de mais indústria e mais mão de obra. Mas, isso não se fundamenta, pois, como já afirmado acima, o governo não investe dinheiro suficiente para a educação e a atual condição da educação pública básica está precária. Além disso, para que o Brasil se torne um país desenvolvido e que novas indústrias se instalem no país é necessária uma melhora nas condições de ensino.
Em vista dos resultados da pesquisa realizada pela OCDE, da avaliação da Unesco, e dos baixos investimentos em educação por aluno, que foram analisados anteriormente, conclui-se que a situação precária da educação pública brasileira está comprometida pela baixa qualidade do ensino público básico. Por se tratar, pois, de um país em desenvolvimento, é lastimável a condição que a educação pública se encontra hoje no país.

Janaína Zanin, acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR campus Pato Branco, no ano de 2015.

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