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segunda-feira, 25 de julho de 2016

EDUCAÇÃO PEDE POR SOCORRO


É díficil falar a respeito da educação brasileira e não citar os desafios que precisam ser enfrentados. Todos os dias milhares de estudantes vão às escolas e deparam-se com uma instuição muitas vezes sem infraestrutura para atendê-los e o pior, sem qualidade de ensino. E aí está o maior problema, pois infelizmente percebe-se que os alunos concluem o ensino médio sem o devido aprendizado.
No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a maior porta de entrada do aluno para uma universiade pública, mais de meio milhão de participantes obtiveram nota zero na redação em 2014. Os estudantes não conseguiram desenvolver a prova de redação porque não entenderam a proposta apresentada nos textos bases, apresentaram informações desconexas, textos com menos de sete linhas e inacreditavelmente não conseguiram estruturar o texto dissertativo-argumentativo, após onze anos de estudos.
            Outro fato desanimador foi registrado pelo movimento Todos pela Educação, o qual aponta que mais de 90%   dos alunos concluem o ensino médio sem o devido aprendizado em matemática. Tomando por base as avaliações do Ministério da Educação,  o movimento concluiu que apenas 9,3% dos estudantes que concluiram o ensino médio em 2013 aprenderam de fato o conteúdo adequado ao período escolar.
            Somando-se aos dados anteriores,  de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado em 2012,  o Brasil ocupa a 55ª posição no ranking de leitura realizado com 65 países. Nessa avaliação, é constatado que quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não chega a alcançar o nível dois de leitura, sendo que o nível máximo é o seis.  Isso significa que, grande parte dos alunos brasileiros não são capazes de interpretar e deduzir informações de um texto, e que não conseguem compreender as diferenças da linguagem de cada texto.
            Apesar de todos os dados apresentados anteriormente, há quem afirme que a educação melhorou nos últimos anos, entre os quais, faz parte a presidente Dilma Rousseff. Contudo, não é o que se comprova através das estatísticas, uma vez que, quadriplicou-se de um ano para o outro o número de redações zeradas no ENEM. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo o aprendizado de matemática das escolas decaiu.
Diante desses fatos, é impossível  não existir preocupação com a educação brasileira. O número absurdo de redações zeradas, o aprendizado superficial da matemática e o baixo índice de leitura são apenas alguns de tantos outros aspectos que precisam ser trabalhados nas escolas. É preciso que haja empenho na melhoria da educação, pois ela é a fonte, a matéria-prima na construção de cidadãos críticos e conscientes, que fazem-se muito necessários na sociedade atual.





 Giseli Gotz, aluna do curso de Licenciatura em Letras Portuguê e Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Pato Branco, no ano de 2015.

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