É
díficil falar a respeito da educação brasileira e não citar os desafios que
precisam ser enfrentados. Todos os dias milhares de estudantes vão às escolas e
deparam-se com uma instuição muitas vezes sem infraestrutura para atendê-los e
o pior, sem qualidade de ensino. E aí está o maior problema, pois infelizmente percebe-se
que os alunos concluem o ensino médio sem o devido aprendizado.
No
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a maior porta de entrada do aluno para
uma universiade pública, mais de meio milhão de participantes obtiveram nota
zero na redação em 2014. Os estudantes não conseguiram desenvolver a prova de
redação porque não entenderam a proposta apresentada nos textos bases,
apresentaram informações desconexas, textos com menos de sete linhas e
inacreditavelmente não conseguiram estruturar o texto
dissertativo-argumentativo, após onze anos de estudos.
Outro fato desanimador foi
registrado pelo movimento Todos pela Educação, o qual aponta que mais de
90% dos alunos concluem o ensino médio
sem o devido aprendizado em matemática. Tomando por base as avaliações do
Ministério da Educação, o movimento
concluiu que apenas 9,3% dos estudantes que concluiram o ensino médio em 2013
aprenderam de fato o conteúdo adequado ao período escolar.
Somando-se aos dados
anteriores, de acordo com o Programa
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado em 2012, o Brasil ocupa a 55ª posição no ranking de
leitura realizado com 65 países. Nessa avaliação, é constatado que quase metade
(49,2%) dos alunos brasileiros não chega a alcançar o nível dois de leitura,
sendo que o nível máximo é o seis. Isso
significa que, grande parte dos alunos brasileiros não são capazes de
interpretar e deduzir informações de um texto, e que não conseguem compreender
as diferenças da linguagem de cada texto.
Apesar de todos os dados
apresentados anteriormente, há quem afirme que a educação melhorou nos últimos
anos, entre os quais, faz parte a presidente Dilma Rousseff. Contudo, não é o
que se comprova através das estatísticas, uma vez que, quadriplicou-se de um
ano para o outro o número de redações zeradas no ENEM. Além disso, pelo
terceiro ano consecutivo o aprendizado de matemática das escolas decaiu.
Diante
desses fatos, é impossível não existir
preocupação com a educação brasileira. O número absurdo de redações zeradas, o
aprendizado superficial da matemática e o baixo índice de leitura são apenas
alguns de tantos outros aspectos que precisam ser trabalhados nas escolas. É
preciso que haja empenho na melhoria da educação, pois ela é a fonte, a
matéria-prima na construção de cidadãos críticos e conscientes, que fazem-se
muito necessários na sociedade atual.
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