Pão ou pães... é questão de opiniães!


segunda-feira, 18 de julho de 2016

HOMOFOBIA: AVERSÃO QUE PERSISTE NO BRASIL


A homofobia é qualquer ato de discriminação contra o homossexual ou contra a homossexualidade em atos como ódio ou nojo, diz Thonny Hawany, militante de Direitos Humanos com ênfase para a comunidade LGBT. Desse modo, pode-se perceber que a homofobia no Brasil é muito presente, pois os atos discriminatórios de violência física e verbal são comuns e recorrentes nos dias de hoje. Fatos como esses são facilmente comprovados.
Pesquisa feita pela ONG conexão G que tem como objetivo buscar a cidadania e igualdade dos direitos entre todos. Revelam que o Brasil tem a maior quantidade de registros de crimes homofóbicos do mundo, seguido pelo México e Estados Unidos. A ONG ainda afirma que os números podem ser ainda maiores, pois nem todos os familiares registram a orientação sexual da vítima.
Pelo menos 312 homossexuais foram mortos em 2013 no Brasil, revela pesquisa feita pelo GGB (Grupo Gay da Bahia). A entidade estima que 99% foram motivamos por homofobia. Em 2014 a situação mostra-se ainda mais crítica. Foram documentados 42 homicídios, um a cada 18 horas. Podemos ver de acordo com os dados revelados pelas pesquisas que se não tomarmos uma iniciativa esse número irá aumentar cada vez mais.
Segundo a Gazeta do Povo a violência contra homossexuais começa dentro de casa. Um dos dados retirados do disque 100 diz que, 62% das denúncias as vítimas conheciam seus agressores. Mas muitos não revelavam por serem ameaçados. Esse dado revela que as hostilidades são cometidas por pessoas próximas ao agredido. São casos de humilhação, ameaças, descriminação e agressão física muitas vezes feitas por parentes ou até seus próprios pais.
Contrário à ideia de que a homofobia existe, o pastor Silas Malafaia diz que opinião oposta ao comportamento dos homossexuais não é homofobia. Para ele, a homofobia é o ódio aos homossexuais a vontade de querer matá-los ou agredi-los, e isso é uma doença que não existe no Brasil. Entretanto, no seu programa “Vitória em Cristo”, Malafaia incitou o ódio contra os homossexuais em um comentário referente aos protestos feitos na parada gay de São Paulo em 2015. Segundo ele, a Igreja Católica deveria ‘baixar o porrete em cima, pra esses caras aprender’. O comentário feito por ele em seu programa foi extremamente homofóbico. Pois quando ele declara que os homossexuais deveriam apanhar por protestar em favor dos seus direitos, ele influencia outras pessoas a pensarem do mesmo jeito. Ou seja a agressão física seria a forma de calá-los. Com isso podemos notar que ele mesmo se opõe aos seus argumentos de que homofobia é apenas uma doença.
Sendo assim, a partir de todos os dados apresentados pode-se afirmar que, a homofobia está presente no Brasil. O país apresenta os maiores índices de violência com relação a homofobia, ou seja, é inegável afirmar que o comportamento homofóbico desapareceu. Comentários como o de Silas Malafaia estão influenciando pessoas a não aceitar os homossexuais na sociedade.  


Júlia Nunes, aluna do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual La Salle, na cidade de Pato Branco, em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário