Pão ou pães... é questão de opiniães!


segunda-feira, 18 de julho de 2016

OS BENEFÍCIOS DA ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO BRASIL


As imigrações cresceram muito ao longo dos séculos, e tem como suas principais causas razões de desigualdades econômicas, religiosa, psicológicas ou ambientais. Mas a maior parte das imigrações está associado a busca de melhores condições de vida e de trabalho. No Brasil, as imigrações se tornaram benéficas e não podem ser vistas como uma estranheza. Mas sim, como uma cooperação de um      grande processo inicial da sociedade brasileira.
No entanto, após a abolição da escravatura em 1888, o governo brasileiro estimulou a entrada de imigrantes europeus com a necessidade de mão de obra para substituir os escravos. Milhares de italianos, holandeses e alemães chegaram ao Brasil para trabalhar nas principais fazendas produtoras de café. Alguns são trabalhadores temporários outros são permanentes.
É de verificar-se que os povos imigrantes, vieram e se fixaram no território brasileiro ao longo do século XIX. Com isso, várias colônias foram construídas em diferentes estados, se transformando em importantes centros urbanos. Holambra cidade de São Paulo, foi criada e urbanizada por povos holandeses, assim, como a cidade de Blumenau em Santa Catarina foi fundada por imigrantes alemães e liderados por um médico alemão. Como se pode notar, o grande agrupamento de povos imigrantes ajudou na colonização do país.
Além desses fatores, a imigração de povos asiáticos, ajuda na agregação de culturas para o país, influenciando na economia e saúde. Um grande exemplo disso é o hospital Sírio-Libanês, fundado em 1931 por um grupo de senhoras sírio-libanesas na cidade de São Paulo, hoje considerado a melhor instituição de saúde da América Latina. Com isso, o Brasil teve um grande aumento do dinamismo econômico.
Em contraposição à ideia de que a imigração é benéfica, uma pesquisa feita com a população pelo Observatório das Migrações Internacionais, em parceria com o Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília (UNB), demonstra que quanto maior número de estrangeiros no país ocupando lugares no mercado de trabalho, menor a influência de um brasileiro. Torna-se ruim um estrangeiro ocupar uma mesma função tendo uma mão de obra mais barata.  No entanto, este processo é de extrema importância para a formação da cultura brasileira que foi ao longo dos anos incorporando características de cada país. Os imigrantes trazem grandes influências como o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas e tecnológicas alemãs e muito mais.

Diante do exposto, percebe-se que as imigrações são extremamente importantes para o Brasil, pois cria e agrega culturas diferentes. Isso envolve o crescimento da população brasileira com a não brasileira e ajuda na economia do país. Como o exemplo citado do hospital Sírio-libanês e de outros empreendimentos implantados por imigrantes em diferentes locais, vê-se que eles geram mão de obra e empregam a população, ajudando o país a desenvolver, mostrando que, de fato, a imigração é benéfica para o Brasil.

Leandro Ricardo, aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual La Salle, na cidade de Pato Branco, no ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário