A
tecnologia atual nos permite ter acesso a diversos tipos de informação de
qualquer parte do mundo, e a mídia, tanto a televisiva, quanto online, é um dos
principais meios utilizados para que essas informações cheguem até nós. E por
essa tamanha importância, a mídia deveria manter suas opiniões e ideias neutras
de forma que não influenciassem a opinião dos seus receptores. Porém, na
maioria das vezes isso não acontece. Jornais de televisão, novelas, programas
de entretenimento, todos, mesmo que seja quase imperceptível, inclinam seus
conteúdos para um lado, e a população é manipulada, pois não filtra essas
informações e não busca outras fontes e opiniões para formar sua opinião.
Segundo a
Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 que entrevistou mais de 18 mil pessoas, as
afirmações acima colocadas se confirmam. O estudo mostra que apenas 5% dos
entrevistados brasileiros não recorrem aos canais abertos de televisão para
conseguir informações, mas têm o hábito de ler jornais e revista. Isso torna a
televisão um meio perfeito para, estrategicamente, manipular a opinião popular.
Além disso, a
mesma pesquisa afirma que o grau de escolaridade também influencia, porque
"na casa das pessoas com até a 4ª série a televisão fica ligada quase 50
minutos a mais do que nas casas das pessoas com ensino superior." Isso
acontece principalmente pelo fato de poucas pessoas terem acesso a outras
fontes como jornais, livros, artigos e revistas, para buscar dados, referências
e conhecimentos, grande parte do povo se limitam ao tipo de informação que a
televisão apresenta por simplesmente não ter outra a recorrer, ou pela
facilidade que a televisão proporciona ao telespectador.
Um antigo
artigo, não mais disponível para o público, publicado no jornal The Washington
Post, Brazil’s Novelas May Affect Viewers’Lifes comprova o que foi apresentado
anteriormente. Segundo esse artigo, o Brasil é "um país que, na média,
assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o Reino Unido" e
no mesmo artigo mostra a influência das novelas, afirmando que elas "tem
um efeito mais duradouro ao influenciar escolhas no estilo de vida, dizem os
pesquisadores. As novelas se tornaram uma parte muito importante na sociedade
brasileira”. Isso mostra o poder da mídia televisiva, pois o cidadão ao se
colocar à frente da televisão está exposto ao conteúdo, recebendo-o e
processando-o em sua mente. O que tem facilitado a manipulação pela mídia, pois
como o artigo fala, influenciam até o estilo de vida dos telespectadores.
Em oposição a
isso, Page e Shapiro (1992), e muitas outras pessoas defendem que "a
opinião pública não é apenas resultado de manipulações emocionais, pois ela
apresenta uma racionalidade que se diferencia da estabilidade absoluta por ser
pública." Porém, percebemos pelo que foi apresentado acima, que a opinião
não surge do nada, ela é resultado de alguma influência, seja ela influenciada
totalmente por uma fonte, ou baseada em várias leituras e pesquisas de pontos
de vista opostos.
Assim, pelos
motivos expostos, tanto pela pesquisa, que mostra o grande número de pessoas
que recorrem apenas a televisão para buscar informações e não tem acesso a
outros meios, quanto pelo artigo, que mostra a influência
das novelas no estilo de vida das pessoas, podemos concluir que as pessoas são
manipuladas pela mídia, por estarem expostas a ela sem filtrar os conteúdos por
ela apresentados e por não buscar, talvez por falta de acesso, a outras
informações para formar sua opinião, provocando a alienação e a cegueira
intelectual.
Sara Beatriz Hansen, acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês da Univerisdade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco no ano de 2015.
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