Pão ou pães... é questão de opiniães!


terça-feira, 12 de julho de 2016

O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO SOCIAL


          A tecnologia atual nos permite ter acesso a diversos tipos de informação de qualquer parte do mundo, e a mídia, tanto a televisiva, quanto online, é um dos principais meios utilizados para que essas informações cheguem até nós. E por essa tamanha importância, a mídia deveria manter suas opiniões e ideias neutras de forma que não influenciassem a opinião dos seus receptores. Porém, na maioria das vezes isso não acontece. Jornais de televisão, novelas, programas de entretenimento, todos, mesmo que seja quase imperceptível, inclinam seus conteúdos para um lado, e a população é manipulada, pois não filtra essas informações e não busca outras fontes e opiniões para formar sua opinião.
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 que entrevistou mais de 18 mil pessoas, as afirmações acima colocadas se confirmam. O estudo mostra que apenas 5% dos entrevistados brasileiros não recorrem aos canais abertos de televisão para conseguir informações, mas têm o hábito de ler jornais e revista. Isso torna a televisão um meio perfeito para, estrategicamente, manipular a opinião popular.
Além disso, a mesma pesquisa afirma que o grau de escolaridade também influencia, porque "na casa das pessoas com até a 4ª série a televisão fica ligada quase 50 minutos a mais do que nas casas das pessoas com ensino superior." Isso acontece principalmente pelo fato de poucas pessoas terem acesso a outras fontes como jornais, livros, artigos e revistas, para buscar dados, referências e conhecimentos, grande parte do povo se limitam ao tipo de informação que a televisão apresenta por simplesmente não ter outra a recorrer, ou pela facilidade que a televisão proporciona ao telespectador. 
Um antigo artigo, não mais disponível para o público, publicado no jornal The Washington Post, Brazil’s Novelas May Affect Viewers’Lifes comprova o que foi apresentado anteriormente. Segundo esse artigo, o Brasil é "um país que, na média, assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o Reino Unido" e no mesmo artigo mostra a influência das novelas, afirmando que elas "tem um efeito mais duradouro ao influenciar escolhas no estilo de vida, dizem os pesquisadores. As novelas se tornaram uma parte muito importante na sociedade brasileira”. Isso mostra o poder da mídia televisiva, pois o cidadão ao se colocar à frente da televisão está exposto ao conteúdo, recebendo-o e processando-o em sua mente. O que tem facilitado a manipulação pela mídia, pois como o artigo fala, influenciam até o estilo de vida dos telespectadores.
Em oposição a isso, Page e Shapiro (1992), e muitas outras pessoas defendem que "a opinião pública não é apenas resultado de manipulações emocionais, pois ela apresenta uma racionalidade que se diferencia da estabilidade absoluta por ser pública." Porém, percebemos pelo que foi apresentado acima, que a opinião não surge do nada, ela é resultado de alguma influência, seja ela influenciada totalmente por uma fonte, ou baseada em várias leituras e pesquisas de pontos de vista opostos.
Assim, pelos motivos expostos, tanto pela pesquisa, que mostra o grande número de pessoas que recorrem apenas a televisão para buscar informações e não tem acesso a outros meios, quanto pelo artigo, que mostra a influência das novelas no estilo de vida das pessoas, podemos concluir que as pessoas são manipuladas pela mídia, por estarem expostas a ela sem filtrar os conteúdos por ela apresentados e por não buscar, talvez por falta de acesso, a outras informações para formar sua opinião, provocando a alienação e a cegueira intelectual.

Sara Beatriz Hansen, acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês da Univerisdade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco no ano de 2015.

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