Pão ou pães... é questão de opiniães!


domingo, 1 de outubro de 2017

DEPRESSÃO COMO CAUSA DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA





A depressão é apontada atualmente como a quarta doença mais presente no mundo. Considerada comum em adolescentes, seu reconhecimento ocorreu oficialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA (NIMH) em 1975. A depressão na adolescência não é frescura. É uma doença que pode levar ao suicídio.
A depressão tem como característica extrema crises emocionais, como a irritabilidade, podendo ocorrer explosão de raiva. Ainda, perda de energia, desinteresse, sentimento de culpa, perturbações no sono e baixa autoestima são sintomas decorrentes dessa doença.
Além disso, o comportamento suicida na adolescência é potencializado por fatores sociais juntamente com os fatores biológicos da depressão. Assim, a depressão pode ser considerada como síndrome biopsicossocial. A presença de depressão em um dos pais pode ser uma das causas da depressão em adolescentes. Sabe-se que a existência de histórico familiar pode aumentar o risco da doença pelo menos três vezes nos jovens. Os fatores biológicos e sociais não dependem da vontade do adolescente, que não escolhe tornar-se depressivo e/ou suicida.
Segundo a ideia do artigo "Depressão na adolescência: características clínicas" das autoras Saint-Clair Bahls e Flávia Rocha Campos Bahls da Universidade Federal do Paraná, aproximadamente 20% a 40% dos adolescentes depressivos irão desenvolver um transtorno bipolar, apresentando comportamento suicida. O suicídio na adolescência é o fato mais relevante do quadro clínico da depressão. Atualmente, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos de idade tanto nos EUA, conforme o National Center for Health Statistics de 1986, quanto na Inglaterra, segundo o estudo Office of Population Census and Surveys.
O suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens, e aproximadamente entre um terço a dois terços ocorre em adolescentes clinicamente depressivos, sendo, portanto, a principal causa de suicídio entre jovens. Então, nem todos os jovens que tentam ou que cometem suicídio são clinicamente diagnosticados com depressão.
Roni Jacobson, no site da revista Scientific American Brasil, afirma que a depressão raramente leva ao suicídio. Enquanto a maioria das pessoas que se suicidam sofrem depressão, menos de 4% de fato acabam pondo fim as suas vidas. Há mais fatores ativos como causa de suicídio do que apenas a depressão. Porém, a depressão sempre está presente entre esses fatores ativos, mesmo não estando sozinha, ela ainda aparece entre os outros sintomas. Contudo, a depressão pode sim levar ao suicídio.
Portando adolescentes com depressão, apresentam claramente a necessidade muito cuidadosa de acompanhamento clínico especializado e tratamento adequado. Deve-se dar grande importância a essa doença. Quanto maior o conhecimento do tema apresentado, maior as chances de prevenção de depressão junto a comportamento suicida nos jovens.

Thalia Rizello, acadêmica do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário