Pão ou pães... é questão de opiniães!


domingo, 1 de outubro de 2017

O PAPEL DA RELIGIÃO NA SOCIEDADE ATUAL



Questionamentos em relação ao papel das religiões na sociedade naturalmente proporcionam polemicidade. Independentemente do quanto possam ser bem vistas ou defendidas, atualmente as religiões geram algumas consequências negativas.
De acordo com o biólogo Richard Dawkins, no livro "Deus, um delírio", as religiões são prejudiciais a educação científica, principalmente por ensinarem que a fé inquestionável é uma virtude. Esse pensamento é extremamente oposto ao desenvolvimento de conhecimentos científicos, que tem como princípio básico o questionamento.
Em 2011, o psicólogo Darrel Ray realizou através de um levantamento online a pesquisa Sex and Secularism. Relatos apresentados na pesquisa demonstram que as religiões causam sentimentos de culpa em seus fiéis. A culpabilidade ocorre quando esses vivenciam processos biológicos naturais, como sexo antes do casamento, masturbação, entre outros. Essas afirmações revelam outra consequência negativa das religiões.
O jornalista, escritor e crítico literário Christopher Hitchens, no livro "Deus Não é Grande: como a religião envenena tudo", afirma sobre os malefícios da religião. De modo explícito, Hitchens cita exemplos como o da cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde foram presenciados incêndios, sequestros, isto é, ações de guerra, entre diferentes seitas religiosas.
Para o Grupo de Doutrina Espiritual Irmãos Ariel e Abdiel, as religiões geram efeitos positivos por manifestarem paz e equilíbrio no mundo. No entanto, o relatório Peace and Religion, publicado pelo Institute for Economics and Peace (IEP) afirma - a partir de pesquisas de âmbito global - que o número de pessoas religiosas e ateias de um determinado país não tem influência em seus índices de paz.
De acordo com os argumentos citados anteriormente - por meio da obstrução na educação científica, ao causar sentimentos de culpa, pela produção de conflitos religiosos e, ainda, na desmistificação da relação entre religiosidade e paz - a religião gera efeitos negativos na sociedade atual.


Eluan Junior Brito, acadêmico do curso de Letras da UTFPR campus Pato Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário